Novembro azul – Troque o preconceito pela prevenção | IBR Hospital

Novembro azul – Troque o preconceito pela prevenção

O câncer de próstata é o segundo tumor mais frequente entre a população masculina e, se nada for feito, sua mortalidade vai aumentar nos próximos anos. O principal objetivo do Novembro Azul é o diagnóstico precoce. Isso só é possível com exames médicos periódicos a partir dos 50 anos — ou mesmo antes, em homens com maior risco, principalmente aqueles com familiares com histórico da doença.

Somente em 2020 estima-se que serão diagnosticados 65 mil novos casos. A Sociedade Brasileira de Urologia mantém sua recomendação de que os homens, mesmo sem apresentar sintomas, devem procurar um profissional especializado, para avaliação individualizada. Os homens que integrarem o grupo de risco (raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata) devem começar seus exames mais precocemente, a partir dos 45 anos. Após os 75 anos, somente homens com perspectiva de vida maior do que 10 anos poderão fazer essa avaliação. O rastreamento deverá ser realizado após ampla discussão e potenciais benefícios, em decisão compartilhada com o paciente.

O IBR Hospital conta com equipe referenciada em urologia para prevenção e tratamento do câncer de próstata em todas as suas fases. Além das consultas ambulatoriais e cirurgias, a unidade dispõe ainda de atendimento médico na emergência 24 horas, sete dias por semana.

Postado em
21 de novembro de 2021

Compartilhe: twitter ibr facebook ibr